Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

MASHWORK

Eu não tenho a pretensão de ensinar nada, pois ainda sou uma aprendiz nesta arte, no mundo do Patch.
Mas aprendi uma técnica que acho muito bonita e fiz com ela alguns Mug Rug, dos quais um foi presente para a minha querida amiga Angela. Há dias atrás, aliás muiiiitos dias ( desculpa Angela), ela me perguntou como era a técnica e fiquei de passar as instruções pra ela, mas com o corre corre do dia a dia, nascimento da Julia, etc, foi ficando.

Neste final de semana finalmente consegui fazer um modelinho e tirei algumas fotos durante o processo.

Vou colocar aqui, pode ser que mais alguem aproveite:

Em primeiro lugar corte dois pedaços de tecidos, que podem ser quadrados, retangulos, triangulos, não importa, basta que sejam do mesmo tamanho.

Eu escolhi um retângulo de 20 x 25

Coloque uma peça na base de corte e faça cortes aleatórios com o cortador rotativo, no sentido horizontal
Depois pegue a outra parte, coloque sobre a base e corte no sentido vertical.
Deixe o trabalho assim cortado na mesma posição.


Agora pegue uma das partes, horizontal ou vertical, e alfinete lado a lado sobre a base, que pode ser entretela, manta acrilica, outro tecido, depende da utilização da peça. Alfinete só na parte de cima.
Use a base ( manta) uns 2 ou 3 centimetros a mais que a medida dos retalhos usados,  e depois, no final, refile. Aqui usei uma manta de 23 x 28.


Agora pegue a 1a. tira do outro pedaço, com cortes na vertical e coloque sobre as tiras horizontes, fazendo o trançado conforme fotos abaixo







Prenda esta tira com um alfinete no inicio e no final.
Agora pegue outra tira e faça o segundo trançado, invertendo a posição das tiras, conforme fotos abaixo.



Sempre prendendo com um alfinete no incio e no final da tira trançada e cuidando para que esta tira fique bem rente à anterior.

Continue assim até o final.



O trabalho está pronto para ir à máquina.
Comece pelas tiras centrais, usando um ponto decorativo ou zig zag. Faça todas as costuras num sentido e depois no outro.
 Depois de toda costurada, é só fazer o acabamento com viés e está pronta a peça. Esta será um suporte pra pratos.
Acho que pela aflição de estar fazendo um trabalho com Pap, esqueci do costurar o forro junto. Depois de pronto coloquei o forro e passei mais algumas costuras entre as anteriores, só pra segurar as 3 camadas.


Caso alguem não tenha entendido alguma coisa ou quiser outra informação, por favor, faça contato.
Um abraço



6 comentários:

Unknown disse...

Olá Carpes.
Eu não sei fazer patch, e nem fazia ideia de como se fazia esse trabalho.
Adorei a explicação, ficou muito bem explicado, mas acho que não me meto nessa aventura.
Acho uma arte muito bonita, mas muito trabalhosa, já me chega as artes por onde ando e que gosto imenso de fazer.
beijos
Isa

Dulceh Franzen disse...

Oi Marlene
Eu estou começando nas aulinhas de patchwork e pela sua explicação vi que esta técnica é bem fácil de fazer. Obrigada por compartilhar conosco!
Bjos

Mari Albuquerque disse...

Marlezinha,

seu PAP ficou ÓTIMO!!!
Um trabalho BEM divertido também. Eu ADOREI!!! Já favoritei.
BJs carinhosos,
Mari

Ana Maria - Anateliê disse...

Já lí umas 4 vezes Má. Adorei isso!!!!rsrsrsrs Quero fazer pelo menos 1 mug rug com essa técnica. Beijocas

claudia becker disse...

Adorei a combinação e este trabalho, eu tenho um tecido aqui que está clamando por isso, rs.

Muito lindo.

Angela disse...

Querida Marlene!!

mil vezes obrigada por sua vontade de compartilhar seu conhecimento!
Seu PAP está super bem explicado, amei,
bjs

Angela